terça-feira, 27 de novembro de 2012

CAMPANHA NA MÍDIA - JORNAL DO ESTADO Poupadores protestam contra STJ

Poupadores que obtiveram na Justiça o direito de correção às diferenças dos planos Bresser e Verão contra o Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal realizam amanhã o Dia do Saque. A ação tem como meta protestar contra um novo entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que ameaça o direito conquistado de receber os valores corrigidos. O STJ defende que o prazo para a prescrição de ações judiciais que antes era de 20 anos, agora passaria a ser de cinco anos, atingindo inclusive aqueles poupadores que ingressaram com suas ações antes do novo entendimento.

Estes poupadores ingressaram com execuções contra os três bancos baseados na condenação obtida pela Associação Paranaense de Defesa do Consumidor (Apadeco), que moveu contra eles Ações Civis Públicas (ACPs), nas quais o Judiciário reconheceu as diferenças e estendeu o direito de obtê-las a todos os poupadores do Paraná que houvessem sofrido os expurgos dos dois planos.
No próximo dia 28 de novembro acontecerá julgamento no STJ do Recurso Especial do Banco Itaú contra seus próprios correntistas. A campanha “Saqueados pelos bancos”, criada para impedir que milhares de cidadãos paranaenses percam seus direitos já adquiridos e tenham que devolver o que já receberam, fará um movimento nesta data chamado “O Dia do Saque”. Segundo os organizadores, a campanha a cada dia recebe mais adesões de poupadores, advogados e a população em geral que teme ser prejudicada em outros tipos de ações.

Link original da matéria - http://www.bemparana.com.br/noticia/238151/poupadores-protestam-contra-stj

Nenhum comentário:

Postar um comentário